-
Arquitetos: RVdM Arquitectos
- Área: 834 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno entalado entre uma banda de edifícios multifamiliares e uma casa unifamiliar, com uma variação de cotas correspondente a dois pisos para sul. Desse lado, o lugar tira partido de uma vista deslumbrante para o rio Tejo e a margem sul.
Um volume para duas casas de irmãos muito diferentes. A organização dos desejos de cada um resolveu-se colocando uma casa em cima da outra. Uma beneficia do contato com o solo e a possibilidade de um jardim privado; outra beneficia das vistas mais distantes. Uma afasta-se do solo e conta com os dois quadrantes disponíveis, outra toma contato com o solo, mas só se abre para um só quadrante.
Para organizar todas estas variantes a volumetria harmoniza o conjunto, unificando a construção para uma identidade clara. Cobertura e paramentos exteriores definem um revestimento contínuo de isolamento térmico que formaliza um prisma irregular.
Os interiores adotam soluções distintas para os espaços comuns e íntimos. Salas, cozinhas e escritórios partilham espaços mostrando-se coniventes na oferta espacial que proporcionam.
Os quartos encerram-se sobre si e fragmentam o espaço.